Endometriose

O útero de uma mulher é revestido com tecido endometrial. Esse revestimento é chamado de endométrio. Seu corpo desenvolve um novo endométrio a cada ciclo menstrual para se preparar para um óvulo fertilizado. A endometriose é uma condição na qual o tecido endometrial cresce fora do útero.

O que é Endometriose?

A endometriose afeta até 10% das mulheres entre 15 e 44 anos. Ela ocorre com mais frequência nos órgãos reprodutivos ou ao redor deles, incluindo:

Ovários
Bexiga
Colo do útero
Intestinos
Reto
Estômago (abdômen)
Vagina e vulva

O tecido endometrial que cresce nessas áreas não se desprende durante o ciclo menstrual, como acontece com o tecido endometrial saudável dentro do útero. O acúmulo de tecido anormal fora do útero pode levar a inflamação, cicatrizes e cistos dolorosos. Também pode levar ao acúmulo de tecidos fibrosos entre os órgãos reprodutivos, fazendo com que eles “grudem”.

Estágios da Endometriose

Os médicos classificam a endometriose do estágio 1 ao estágio 4. Os estágios são baseados em onde o tecido endometrial ocorre no corpo, até onde ele se espalhou e quanto tecido existe nessas áreas.

Ter um estágio mais avançado de endometriose nem sempre significa que você terá sintomas mais graves ou mais dor. Algumas mulheres com endometriose em estágio 4 apresentam poucos ou nenhum sintoma, enquanto aquelas com estágio 1 podem apresentar sintomas graves.

Dor menstrual: pode ser endometriose?

A dor menstrual intensa pode ser um dos sintomas da endometriose, durante o ciclo menstrual, esse tecido anormal também responde às flutuações hormonais, como o endométrio dentro do útero, e começa a se romper e sangrar. No entanto, como esse sangue não pode ser expelido do corpo como o sangue menstrual normal, ele fica preso nos tecidos circundantes, levando à inflamação, formação de aderências e cicatrizes.

Se você está enfrentando dor menstrual intensa ou outros sintomas preocupantes, é importante procurar um médico especializado em saúde feminina, como um ginecologista. O diagnóstico de endometriose geralmente envolve uma combinação de histórico médico, exame físico e, em alguns casos, exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, além de, eventualmente, uma laparoscopia diagnóstica.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e os sintomas podem variar. Se você estiver preocupada com a dor menstrual ou outros sintomas que está enfrentando, é sempre aconselhável buscar orientação médica para um diagnóstico e plano de tratamento adequados.

Causas da Endometriose

Os médicos não sabem exatamente o que causa a endometriose, mas existem algumas teorias sobre o que pode causar:

Transporte do sangue ou do sistema linfático:

Os tecidos endometriais são transportados para outras áreas do corpo através do sangue ou dos sistemas linfáticos, de maneira semelhante à maneira como as células cancerígenas podem se espalhar pelo corpo.

Transplante direto:

As células do endométrio podem aderir às paredes do abdômen ou outras áreas do corpo após uma cirurgia, como uma cesariana ou histerectomia.

Genética:

A endometriose parece afetar algumas famílias com mais frequência do que outras, então pode haver uma ligação genética com a condição.

Menstruação reversa:

O tecido endometrial entra nas trompas de falópio e no abdômen em vez de sair do corpo durante a menstruação da mulher.

Transformação:

Outras células do corpo podem se tornar células endometriais e começar a crescer fora do endométrio.

Sintomas da Endometriose

Os sinais mais comuns de endometriose são dor e infertilidade.
A dor da endometriose geralmente se apresenta como:

– Cólicas menstruais dolorosas que podem ir para o abdômen (estômago) ou parte inferior das costas
– Dor durante ou após o sexo

Outros sintomas podem incluir:

– Diarréia ou constipação durante o período menstrual
– Fadiga ou baixa energia
– Períodos intensos ou irregulares
– Dor ao urinar ou evacuar durante o período menstrual
– Spotting ou sangramento entre os períodos menstruais

A experiência de cada pessoa com a endometriose é diferente.
Mulheres com endometriose podem ter alguns desses sintomas, todos esses sintomas ou nenhum deles.
Ter dor intensa ou outros sintomas não é necessariamente um sinal de endometriose mais grave.

Endometriose e Infertilidade

A relação entre a endometriose e a infertilidade é um tema de grande importância no campo da saúde feminina. Essa condição pode causar uma série de sintomas dolorosos e desconfortáveis, como cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica e dispareunia (dor durante o ato sexual).

Uma das preocupações mais sérias associadas à endometriose é seu impacto na fertilidade. Estima-se que até 30-50% das mulheres com endometriose possam enfrentar dificuldades para conceber naturalmente. A relação entre endometriose e infertilidade é complexa e multifatorial, envolvendo vários mecanismos que podem comprometer a capacidade de uma mulher engravidar.

Felizmente, muitas mulheres com endometriose conseguem engravidar com a ajuda de tratamentos médicos, como a laparoscopia para remover lesões endometrióticas, medicamentos para suprimir a atividade hormonal que alimenta a condição e tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV). É importante que as mulheres diagnosticadas com endometriose e que desejam engravidar busquem o acompanhamento de profissionais de saúde especializados em saúde reprodutiva.

Em suma, a relação entre a endometriose e a infertilidade é uma questão complexa que envolve vários fatores. A conscientização sobre essa relação e o acesso a cuidados médicos adequados são essenciais para ajudar as mulheres a tomarem decisões informadas sobre sua saúde reprodutiva.

Fatores de risco

Há pesquisas que comprovam alguns fatores que colocam uma pessoa em maior risco de desenvolver endometriose, incluindo:

– Uma mãe, irmã ou filha que tem endometriose (histórico familiar próximo)
– Um útero anormal, diagnosticado por um médico
– Menstruação precoce (antes dos 11 anos)
– Períodos menstruais mais curtos (menos de 27 dias em média)
– Períodos menstruais intensos com duração superior a 7 dias

Fatores que podem diminuir os sintomas da endometriose:

– Gravidez e amamentação
– Alimentação Anti-inflamatória
– Atividades Físicas

Prevenção da Endometriose

A endometriose é uma condição idiopática, ou seja, não há causa conhecida.
Também não há maneiras específicas de prevenir a endometriose. No entanto, estar ciente dos sintomas e se você pode estar em maior risco pode ajudá-lo a saber quando discutir isso com um médico.

Diagnóstico da Endometriose

Os médicos podem suspeitar de endometriose com base em seu histórico ou exame físico e podem usar estas ferramentas para diagnosticar a endometriose:

Laparoscopia:

Neste procedimento, o médico faz um pequeno corte no abdômen e insere um tubo fino com uma luz e uma câmera. Isso permite que o médico examine os tecidos dentro e ao redor do útero e verifique se há sinais de crescimento do tecido endometrial.

Biópsia:

Se o médico encontrar tecido suspeito, pode usar um pequeno dispositivo para raspar algumas células e enviá-las ao laboratório. Um patologista examina os tecidos sob um microscópio. A biópsia é necessária para o diagnóstico definitivo de endometriose.

Como diagnosticar a endometriose sem cirurgia?

Não há nenhum exame laboratorial ou de imagem que possa ser feito para diagnosticar a endometriose sem cirurgia. No entanto, exames de imagem podem ser úteis para procurar sinais de endometriose, como o ultrassom e a ressonância magnética.

Tratamento da Endometriose

Não há tratamento duradouro para a endometriose, mas os médicos podem oferecer tratamentos que ajudam a controlá-la. Encontrar o tratamento certo depende de muitos fatores diferentes, incluindo sua idade, sintomas e desejo de ter filhos.

Tratamentos não cirúrgicos da endometriose

Os tratamentos mais comuns para a endometriose que não requerem cirurgia são a terapia hormonal e o controle da dor.

Os tecidos da endometriose são afetados por hormônios da mesma forma que os tecidos endometriais dentro do útero. As alterações hormonais que ocorrem com o ciclo menstrual podem piorar a dor da endometriose.

Os tratamentos que incluem terapia hormonal podem alterar os níveis hormonais ou impedir que seu corpo produza certos hormônios. A terapia hormonal pode afetar sua capacidade de engravidar, por isso pode não ser adequada para todos. Ela pode ser feita com pílulas, injeções ou spray nasal.

Laparoscopia

Pacientes com endometriose mais avançada, dores que não desaparecem com outros tratamentos ou que estão tentando engravidar podem precisar de cirurgia. A laparoscopia é a cirurgia mais comum para tratar a endometriose.

Sendo um procedimento minimamente invasivo, são feitas pequenas incisões no abdômen. Em uma incisão, é inserido um tubo fino com uma luz e uma câmera. Nas outras incisões inserem-se pequenos instrumentos capazes de remover tecido endometrial (excisão) ou usar calor intenso para destruir os tecidos (ablação).

É possível remover qualquer tecido cicatricial que se acumulou na área. As cirurgias laparoscópicas geralmente têm um tempo de recuperação mais curto e cicatrizes menores em comparação com a cirurgia aberta tradicional (laparotomia).

Histerectomia

A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remover o útero, que pode ser recomendado como uma opção para tratar a endometriose.

Pode ser feita a remoção somente dos ovários (ooforectomia) com ou sem histerectomia, reduzindo significativamente os níveis de estrogênio e retardando ou interrompendo o crescimento do tecido endometrial. Isso interrompe a liberação de hormônios e trata definitivamente a endometriose, mas antecipa a menopausa e impossibilita gestações.
Por isso, a decisão de prosseguir com a ooforectomia é feita entre a paciente e seu médico com base em fatores específicos do caso e nos objetivos pessoais da paciente.

As mulheres que fizeram uma ooforectomia (remoção do ovário), mas ainda têm o útero, podem engravidar com fertilização in vitro, coletando óvulos de seus ovários antes da cirurgia para preservá-los para fertilização e implantação no útero posteriormente. Um doador de óvulos também pode ser considerado.

Prognóstico após o tratamento

Muitas mulheres podem obter alívio dos sintomas da endometriose e da dor com o tratamento. No entanto, o tecido endometrial pode voltar a crescer e os sintomas podem retornar mesmo após a cirurgia. É importante manter uma rotina de exames para procurar sinais de crescimento ou recorrência do tecido endometrial.

Conviver com a endometriose pode ser muito desafiador. Não perca a esperança, você pode ficar livre de dor.

Para obter um diagnóstico preciso e iniciar seu tratamento, entre em contato. Será um prazer ajudar você a superar a endometriose e atingir seus objetivos como mulher.

Faça parte da comunidade

Tenha suporte e aconselhamento de pessoas que sentem na pele o que você está passando e médicos especialistas.